Concurso Público
O concurso público aberto pelo procuRE convida os fornecedores a apresentar propostas de soluções inovadoras para o fornecimento de energia 100% renovável, em edifícios já existentes.
O procuRE, um projeto de Contratação Pré-Comercial (PCP – Pre-Commercial Procurement) financiado pela UE, lançou o Request for Tenders (Concurso Público). Os concorrentes (fornecedores) são convidados a apresentar soluções inovadoras para modernizar edifícios existentes, com o objetivo de operar com energia 100 % renovável fornecida no local. Espera-se que as soluções contribuam para a descarbonização dos edifícios públicos operados pelo Buyers Group (entidades adquirentes), das cidades de Istambul (Turquia), Barcelona (Espanha), Vila Nova de Gaia (Portugal), Eilat (Israel), Nuremberga (Alemanha) e Velenje (Eslovénia).
Os interessados têm até às 17:00 CET de 22/02/2022 para apresentar proposta, através da plataforma eletrónica, podendo obter mais informação sobre o procedimento, assim como fazer o download da documentação do concurso aqui.
O procuRE é liderado em Vila Nova de Gaia pela Energaia - Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto em parceria com o Município de Vila Nova de Gaia, sendo a intervenção preconizada na Escola Básica Manuel António Pina.
Escola Básica Manuel António Pina (Fonte: C.M. Gaia)
O concurso está aberto a todo o tipo de operadores (empresas ou outros tipos de entidades jurídicas), independentemente da sua dimensão ou estrutura, podendo as propostas ser formalizadas por uma única entidade, assim como por consórcios. Os fornecedores selecionados irão desenvolver a sua Renovation Approach (Abordagem de Renovação) com base nos requisitos descritos no Challenge Brief (Resumo do Desafio). Os contratos de serviço de I&D (Investigação e Desenvolvimento) serão concedidos a fornecedores, em paralelo, numa abordagem por fases. O desenvolvimento do contrato de I&D, está dividido em três fases:
• Fase I - Projeto da solução no máximo com 6 fornecedores;
• Fase II - Desenvolvimento do protótipo no máximo com 4 fornecedores;
• Fase III - Desenvolvimento limitado dos primeiros produtos soluções serviços no máximo com 2 fornecedores.
O concurso procuRE foi anunciado oficialmente no
European Tenders Electronic Daily (TED) a 29/11/2021.
Com este projeto os fornecedores têm assim a oportunidade de obter financiamento para desenvolverem e testarem as suas soluções em condições reais. Além disso, terão também a oportunidade de ganhar a liderança em novos mercados e a opção de manter os direitos de propriedade intelectual (DPI) da solução para além do PCP. O projeto contribui para os esforços de acelerar as taxas de renovação na Europa, uma vez que só o Buyers Group opera perto de 21.000 edifícios, e quase uma dúzia de outros procurers já estão a acompanhar o projeto, esperando-se ainda mais interessados.
O procuRE recebe financiamento do Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia sob o acordo de subvenção 963648.